Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
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Valor médio por ponto de venda da Bestravel cresce acima de 30%. “É uma validação do nosso modelo de negócio”

O valor médio por ponto de venda na rede Bestravel cresceu mais de 30% em 2023, em comparação com 2019, considerado o melhor ano até então, conforme revelou Carlos Baptista, administrador da Gecontur, detentora do master franchising Bestravel.

Durante uma conferência de imprensa realizada à margem da 19ª convenção da Bestravel, que ocorre até domingo em Lagos, o responsável destacou o crescimento global de 20% da rede em 2023, representando um aumento de 17% em relação a 2019.

Carlos Baptista afirmou: “No ano passado, já tínhamos praticamente atingido a paridade de produção em relação a 2019, e este ano superamos largamente o que tinha sido o melhor ano da Bestravel”. Ele enfatizou a importância desses resultados, considerando que foram alcançados com menos agências: “Isso nos satisfaz muito, especialmente porque, em 2019, tínhamos 54 pontos de venda, e este ano alcançamos esses resultados com 44 pontos de venda”.

Ao analisar os resultados de cada agência franchisada, Carlos Baptista destacou um “crescimento exponencial”, tornando o negócio das agências franchisadas rentável. O administrador considera estes resultados como uma “validação do modelo de negócio”, especialmente porque algumas agências da rede têm mais de 15 anos de existência. O valor médio por ponto de venda foi classificado como “muito positivo”, com um crescimento superior a 30% por agência em relação a 2019. Carlos Baptista revelou que metade da rede teve uma produção superior a um milhão de euros, sendo que 13 agências ultrapassaram os dois milhões e duas os três milhões.

Questionado sobre a possível influência do aumento da inflação nos resultados, Carlos Baptista esclareceu que os custos aumentaram entre 7% e 8%, enquanto o volume de vendas cresceu 20%. O responsável enfatizou o crescimento efetivo e atribuiu o sucesso ao posicionamento das agências em cada localidade e à dinâmica de promoção da Bestravel.

Embora não tenha revelado a rentabilidade da rede, o administrador assegurou que houve crescimento nesse indicador, destacando a satisfação com os resultados pós-pandemia. Em relação ao aumento dos custos, Carlos Baptista mencionou um aumento na estrutura, principalmente devido à falta de mão de obra após a pandemia, resultando em uma disputa por talentos no mercado.

No que diz respeito ao master franchising, Carlos Baptista admitiu que a Gecontur “perdeu dinheiro” nos últimos dois anos devido à decisão estratégica de investir na atividade. O administrador explicou que a empresa investiu fortemente após a pandemia para fortalecer a posição da Bestravel no mercado. Contudo, estão satisfeitos com os resultados e esperam um equilíbrio financeiro no próximo ano.

Coube ao diretor operacional da Bestravel, Ricardo Teles, fazer o balanço das vendas por destinos e parceiros em 2023.

O top de vendas é praticamente ocupado pelos parceiros estratégicos (28 no total), com Ricardo Teles a destacar que os resultados devem-se a um trabalho conjunto de comunicação, campanhas, promoção, webinares e formação da rede. Em 2023, os destinos mais vendidos foram Portugal, “a larga distância”, Espanha e Cabo Verde (que “teve um comportamento muito positivo”). De notar que os destinos das Caraíbas, se fossem contabilizados em conjunto, ocupariam o terceiro lugar no top de vendas da rede. Fruto de campanhas, há outros destinos que se destacam também, como é o caso de Marrocos. O responsável destaca ainda as grandes viagens, com as Maldivas, a Tailândia e a Tanzânia a evidenciarem-se. Quanto aos operadores, destacam-se no top 3 a Solférias, os operadores do grupo Ávoris (Jolidey e Travelplan) e da  Newtour (Soltrópico e Egotravel).

Portugal continua a ser o destino número um de vendas da rede, mesmo com o aumento de preços, e o motivo prende-se com fatores como a segurança e confiança.

Quanto às perspectivas de produção para o próximo ano, Carlos Baptista mencionou um crescimento de 21% nas vendas para 2024, contrariando cenários pessimistas. A 19ª Convenção da Bestravel, com o tema Customer-Centric, decorre em Lagos até este domingo, com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo membros das agências da rede, parceiros e oradores.

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