A agência Viagens e Baratas conta, atualmente, com uma comunidade de 256 mil seguidores no Instagram e quase meio milhão de membros no Facebook. Esta aposta no digital traduziu-se em mais de 150 pedidos de orçamento por dia nas redes sociais e de uma equipa de agentes de viagens e administrativos de 12 pessoas em trabalho rotativo.
“Relativamente a 2023, ficámos no top 3 das agências de lazer que mais venderam no país em alguns operadores turísticos. Como exemplo, acompanhámos um grupo de 180 viajantes a Cuba e outro de 111 a Cabo Verde. Ainda em 2023, recebemos o prémio NiT de Melhor Agência de Viagens do País”, afirma Patrícia Damas, sócia-fundadora da Viagens e Baratas, em entrevista ao TNews.
“Diferenciamo-nos por ser uma agência online e por apresentarmos pacotes de viagem com valores muito baixos. Há relativamente pouco tempo, criámos um pacote de viagem para o México com voo + hotel + seguro abaixo de 1000€ por pessoa”, avança a responsável.
Quando colocada a questão sobre o papel da presença digital na estratégia de negócios, Patrícia assegurou que este é “completamente fundamental”. “Todos os dias, a equipa de marketing dedica grande parte do tempo a responder a centenas de comentários, parcerias e mensagens que recebemos pelo Instagram”, acrescenta.
Numa altura em que as redes sociais fazem cada vez mais parte do dia-a-dia, a agência faz questão de responder a todas as necessidades dos clientes. Para isso, a empresa está sempre ativa com a criação de passatempos, colaborações com influencers, vídeos criativos para divulgar certos destinos e realização de tours com os próprios clientes.
Por ser uma agência totalmente dedicada ao digital, Patrícia apontou alguns benefícios: menos custos e mais liberdade horária, referindo ainda que o canal mais eficaz para interagir com os clientes é, sem dúvida, o Instagram.
Relativamente às tecnologias mais importantes para a agência, esta utiliza o SIGAV como software de contabilidade; CRM para organização de e-mails; central telefónica; computadores com um bom processador dada à utilização diária; e, por fim, uma plataforma online de viagens que permite que os clientes consigam simular e reservar a sua viagem.
Atualmente, a Viagens e Baratas apresenta viagens para os mais diversos destinos, sendo os mais vendidos Caraíbas, Ilhas Baleares, Tunísia, Ilha do Sal, Nova Iorque, Brasil e circuitos no Sudeste Asiático e Japão.
Futuramente, a agência pretende crescer enquanto equipa com o objetivo de ter uma maior capacidade de resposta, fazer mais tours por ano e, quem sabe, abrir uma loja física e lançar um programa de embaixadores. Para isso, “acreditamos que o maior segredo é estarmos focados em nós, sem olhar ao que os outros fazem, e tentarmos ser os mais transparentes possíveis em tudo o que fazemos com a nossa comunidade”, acrescenta.
A Viagens e Baratas nasceu de um grupo de Facebook onde três amigos, Patrícia Damas, Silvino Prata e Mariana Mateus, partilhavam dicas para viajar de forma económica. Com isto, o grupo expandiu-se para os 400 mil membros e foi em plena pandemia que deixou de ser um grupo de partilha e passou a ser a agência Viagens e Baratas.