A cidade de Viana do Castelo foi distinguida como a terceira cidade mais acolhedora do mundo pela Booking.com, tornando-se a primeira cidade portuguesa a ser premiada pelos Traveller Review Awards da Booking.com. Esta nomeação faz parte de um conjunto amplo de prémios atribuídos pela Booking.com a promotores turísticos nacionais.
A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. O reconhecimento à cidade reflete o modo acolhedor como recebe os turistas e a análise de 309 milhões de comentários de viajantes nas plataformas da Booking.com.
No evento, foram ainda distinguidos pela Booking.com o Grupo Pestana como cadeia hoteleira mais acolhedora e o hotel Vincci Ponte de Ferro, em Vila Nova de Gaia, no Porto, como o hotel mais acolhedor do país. No grupo dos premiados estão ainda o hotel Aqua Natura Bay, em Porto Moniz, na Madeira, como o hotel mais acolhedor na categoria dos alojamentos sustentáveis, e o hotel Spot Family Apartments, no Porto, que foi reconhecido por ser o alojamento local mais acolhedor do país.
Ana Abade Gil, a responsável de Public Affairs da Booking.com para Portugal e Espanha, sublinha que “O facto de ser a primeira vez que uma cidade portuguesa figura no top três das cidades mais acolhedoras do mundo não só é um motivo de orgulho para Viana do Castelo e para todo o país, mas também um sinal de confiança que valida a aposta que Portugal tem feito no desenvolvimento sustentável e integrado do turismo no país. O facto de não sermos nós a dizê-lo, mas antes os próprios utilizadores, após uma análise de 309 milhões de comentários, torna este prémio ainda mais especial”.
Luís Pedro Martins, o presidente do turismo do porto e norte, congratula-se com a importante distinção atribuída à cidade de Viana do Castelo, destaca que “a hospitalidade é de facto um fator diferenciador do nosso destino e em boa verdade é transversal a toda a região. Esta característica das nossas gentes e dos nossos profissionais de turismo é um ativo que devemos continuar a valorizar e a explorar na nossa promoção, é uma imagem de marca que muito nos orgulha”. “Num mercado cada vez mais concorrencial, receber bem as pessoas, ajudá-las a mergulhar nas tradições locais e na nossa autenticidade, são fatores determinantes para fidelizar os turistas a um território”, acrescenta.
Com este prémio, a Booking.com visa reconhecer trabalho contínuo das cidades que mais contribuíram de forma inovadora para o desenvolvimento do turismo a nível global.