Metade dos britânicos planeia duas ou mais viagens de férias em 2022 – e 70% planeia fazer pelo menos uma viagem de férias no próximo ano, de acordo com a pesquisa divulgada esta segunda-feira, dia 1 de novembro, pela WTM Londres, o principal evento global da indústria de viagens, que decorre até ao próximo dia 3 de novembro.
Quatro em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas férias do que em 2019, revela o WTM Industry Report.
A pesquisa a 1.000 consumidores, divulgada hoje na WTM Londres, descobriu que apenas 16% não planeia viajar, enquanto 22% diz que fará uma viagem de férias em 2022.
Quando se trata de planos de gastos de férias, 43% pretende gastar mais do que em 2019 e menos de um em cada 10 (9%) disse que gastariam menos do que o orçamento de 2019.
Quase um em cada seis (17%) disse que gastaria “significativamente” mais do que 2019 – por uma margem de 20% ou mais – enquanto um quarto (26%) estimou que gastaria um pouco mais – até 20% acima de 2019 .
Um terço disse que gastariam quase o mesmo que antes da pandemia.
Estas conclusões são apoiadas por pesquisas da indústria global de viagens, uma vez que quase metade (44%) das 676 empresas questionadas pela WTM Londres disse que as suas reservas irão atingir ou ultrapassar os níveis vistos em 2019. Dois quintos (42%) dizem que os níveis de reserva no próximo ano ainda ficarão atrás de 2019, enquanto 14% não tinha certeza ou não sabia.
“A pesquisa é um bom presságio para a recuperação da indústria britânica de viagens internacionais, sugerindo que há uma forte procura reprimida por viagens pós-pandemia à medida que as restrições diminuem”, refere a WTM Londres no relatório.
“Com as viagens ao exterior em 2020 e 2021 muito abaixo dos níveis anteriores à Covid, a pesquisa dá esperança aos agentes, operadoras e companhias aéreas de que as reservas irão recuperar rapidamente quando as viagens se tornarem mais fáceis”, conclui o relatório.
Recorde-se que 63 empresas portuguesas, mais duas em formato virtual, e sete Agências Regionais de Promoção Turística (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) marcam presença na edição deste ano da WTM Londres.