O Dom José Beach Hotel, localizado em Quarteira, no Algarve, concluiu recentemente um ambicioso projeto de remodelação e rebranding. Com um investimento de 2,5 milhões de euros, a renovação iniciou-se em novembro de 2023 e incluiu a atualização dos 150 quartos, da receção, das áreas públicas e do restaurante. As únicas áreas que não foram renovadas foram as salas de conferência, cujo projeto de renovação está agendado para 2025.
O hotel, que completa 60 anos em 2025, já tinha realizado melhorias durante a pandemia, incluindo a construção de uma nova piscina e de um bar de apoio num espaço que não estava a ser utilizado.
A recente remodelação da unidade hoteleira não se limitou a melhorias físicas. Visando o reposicionamento da marca, o projeto foi acompanhado por um rebranding abrangente, incluindo um novo logo e uma nova imagem, que aproveitam a rica história do hotel para criar um storytelling envolvente.
O Dom José Beach Hotel permanece na mesma família há três gerações, e essa renovação completa, acompanhada do rebranding, reflete esse legado. Foram utilizados materiais mais suaves e melhoradas as comodidades dos quartos em prol do conforto dos hóspedes, incluindo máquinas de café, substituição de televisores LCD, mais espaço de arrumação nos quartos e nos WC’s, cores mais leves e integradas na paisagem de praia, além de uma melhor insonorização.
Um investimento significativo foi feito em novas tecnologias no Dom José Beach Hotel, com a instalação de mais 130 painéis solares fotovoltaicos e 30 painéis adicionais para apoio às águas sanitárias. O restaurante do hotel também passou por melhorias, com novo mobiliário e equipamentos de buffet e mudanças nos menus. O objetivo é “elevar o produto em todas as áreas para oferecer uma experiência diferenciada”, refere João Soares, managing partner do hotel, em entrevista ao TNews.
Outro aspecto importante foi a atenção aos recursos humanos, com a criação de um novo refeitório, vestiário e zona de convívio para os funcionários, garantindo que o conforto se estenda também a quem trabalha no hotel.
O projeto de 2,5 milhões de euros do Dom José Beach Hotel foi financiado através da Linha de Apoio à Requalificação da Oferta e capitais próprios. Há a intenção de alterar a classificação do hotel de 3 para 4 estrelas no próximo ano, já que o nível de conforto e as melhorias realizadas o colocam acima de muitos hotéis de 4 estrelas do Algarve, explica João Soares. Com todas as melhorias, o hotel conseguiu aumentar o preço médio das diárias, atingindo valores comparáveis aos de Vilamoura.
As obras foram concluídas em março de 2024 e o feedback dos hóspedes do Dom José Beach Hotel tem sido “excelente”, apesar de o hotel nunca ter fechado durante o processo de renovação. “Os meses de maio e junho foram extraordinários em termos de ocupação, enquanto julho e agosto enfrentaram mais desafios, com reservas de última hora principalmente do mercado nacional. Mesmo assim, a expectativa é de fechar o ano com resultados superiores aos do ano passado, graças ao reposicionamento e ao aumento do conforto”, afirma o responsável.
Clique na fotogaleria para ver a renovação do Dom José Beach Hotel